sábado, 20 de agosto de 2011

Hienas sabem contar até três, afirma estudo

As hienas sabem contar até três, segundo um estudo publicado na revista "Nature".

Pesquisadores da Michigan State University tocaram chamados de outras hienas e viram que o animal carniceiro respondia diferentemente dependendo do número de chamados que eles ouviam.

O resultado aumenta o númerio de habilidades cognitivas que as hienas dividem com os primatas e corrobora com a ideia de que viver em grupos sociais complexos é a chave para a evolução do cérebro.

O estudo foi realizado com hienas da reserva Masai Mara, no Quênia, e as vozes da gravação eram de animais da Tanzânia, Maláui e Senegal, para que as vozes não fossem familiares.

Cada gravação tinha chamados de um, dois ou três animais diferentes. Nos 39 testes realizados, foi medido o grau de vigilância das hienas ao ouvir as gravações e comparado com o tempo que elas passavam encarando o gravador ou descansando.

Apesar de algumas fêmeas reagirem igualmente a todas as gravações, a maioria dos animais conseguiram distinguir o primeiro, segundo ou terceiro chamado.

Uma habilidade semelhante já foi mostrada em leões e chimpanzés, mas na maioria dos estudos os chamados eram tocados ao mesmo tempo.

Neste estudo, os chamados eram tocados consecutivamente, seja repetindo o mesmo chamado ou misturando entre outros animais.

http://f5.folha.uol.com.br/bichos/962244-hienas-sabem-contar-ate-tres-afirma-estudo.shtml

http://animaisdegaia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário