domingo, 22 de maio de 2011

Hora do passeio

por Dennis Martin

O que fazer para tornar um cão excessivamente excitado num cão calmo e tranqüilo antes de sair?

Geralmente, as dificuldades para os proprietários de cães quando planejam levar o seu cão para um passeio, começam mesmo antes de colocar a coleira.
O que fazer para mudar isto, para que o passeio seja mais agradável para Dono e cão?

Os cães não tem o beneficio de serem notificados numa língua que entendem dos planos futuros da família com quem vivem. Geralmente estes planos envolvem eles, mas eles são sempre os últimos a saber, e quando isto acontece, nem sempre fica claro para eles, do porque que acontece o evento. Cada vez que criamos uma nova rotina, ele é mais estimulado a usar os seus poderes de observação, para identificar circunstâncias idênticas que precedem a rotina, e estes são para eles como que diversas historias que tem seu começo, meio e fim. Poder-se-ia imaginar que as histórias (fossem os cães darem nomes para elas) poderiam se chamar ´´ Vou ficar só para as próximas 4 horas´´, ou ´´É hora da minha refeição, ou ainda ´´É hora do meu passeio´. Estas observações são na realidade rotinas nas nossas vidas que os cães aprenderam a captar como indicadores do futuro, o que seriam incapazes de prever sem ter realizado estes estudos. (Veja também outra matéria neste site sobre rotinas:Rotina: uma parte importante na educação do nosso cão)

Algumas histórias são mais estimuladoras pois tem conclusões que são no entender do cão muito mais interessantes, por exemplo a história "É hora da minha refeição", e tem outras que não, por exemplo a história "Vou visitar aquele cara de jaleco branco".

No caso da história "É hora do meu passeio", o cão já fica excitado muito antes de você pegar a guia dele, pois vários outros indicadores já observados na rotina, já confirmaram este futuro evento. Imaginem vocês que podem ser sinais tão sutis, que nem o proprietário sabe que os transmite. Quer um exemplo?
Colocar um determinado sapato ou tipo de sapato. Quer outro? Pegar uma sacola para trazer o pão no caminho de volta, ou ainda pegar a chave do carro. Aí tudo culmina com o momento quando finalmente o proprietário pega a coleira e a guia. Não tem suspense mais marcante, e dependendo da demora para chegar a este ponto, nem mais frustrante!

Acontece que os cães geralmente vão ficando cada vez mais excitados, e mesmo sabendo que tem que colocar a coleira e a guia antes de sair, é impossível eles verem razão para calma nesta hora. Para muitos cães é o momento mais importante do dia, o ponto alto, tudo depois deste evento é a vida, este evento é o paraíso! A excitação faz com que o cão parte para o passeio num estado mental alterado levando ele a puxar na guia, pular no dono, pular no dono para morder a guia, caminhar latindo, etc. Para modificar esta situação, precisamos usar um processo chamado "des-sensibilização" . Quase um palavrão, mas basicamente significa neste caso, "fazer com que os gatilhos que estimulam o excesso de excitação, sejam neutralizados modificando o significado deles para o cão". Uma das diversas maneiras que cães aprendem é por "causa e efeito". O método chamado de Condicionamento Operante, tem muito haver com este método de aprendizagem. Um exemplo é o ensinar o comando senta: Apresenta a bola para o cão enquanto em pé. Se ele sentar diga senta e entregue a bola para ele. Se ele não sentar não entrega até que ele senta. No caso do passeio usaríamos a guia e coleira de uma maneira semelhante.

Se toda vez que pegamos na guia/coleira nosso cão fica loco de excitação, imediatamente guardamos a guia/coleira novamente.
Isto deve ser repetido tantas vezes quanto o cão fica incontrolável. Você verá que em determinado momento seu cão vai perceber que se ele fica calmo, mais próximo estará para sair.
Cada cão é um cão, e cada um tem uma personalidade, mas permita que eu lhe dê um provável roteiro de como o processo irá se desenvolver.

a) 1a tentativa. Seu cão fica excitado ao ver a guia, começa a pular e quem sabe latir.
b) Você imediatamente guarda a guia/coleira de volta no armário, e sai do local onde ele esta. Ele te segue. Esta animado mas não esta entendendo, afinal esta história não esta seguindo como a história que ele conhece (É hora do meu passeio). Você deixa a guia/coleira lá por uns 5 minutos e vai fazer outra coisa.
c) O tempo passou e você vai para a 2a tentativa, novamente pegando a guia. O comportamento do cão se repete. O seu também.
d) Seguem tentativas 3, 4. 5. 6. 7. 8 e 9! Enfim quantos foram necessários até que seu cão nem acredita mais que vai sair. (Tenho uma teoria que cães detestam ´´perder viagem´´ ou fazer coisas por nenhum motivo)
e) 10a tentativa, você torna a pegar a guia e a coleira. Pasme! Teu cão não pula, não late, provavelmente abana o rabo (daquele jeito lento, de forma desconfiado) e espera para ver o que vai acontecer.
f) Parabéns você acaba de reverter um comportamento de extrema excitação para relativa calma! (Começa ser um encantador de cães!).
g) Neste estagio você recompensa seu cão só verbalmente e com muita calma. Você esta mostrando para ele que o estado mental dele é o correto.
h) O próximo passo agora vai depender do seu cão. Tente colocar a coleira no pescoço dele. Ele vai: 1) Começar a pular tudo de novo,ou 2) permanecer calmo enquanto você coloca a coleira. No caso da resposta do seu cão ser (1), você pega a guia e torna guardar. Neste caso você vai ver que ele levará muito menos tempo para voltar ao estado calmo em que ele estava a pouco. Espere uns 2 minutos e começa de novo a colocar a coleira. No caso da resposta dele ser o (2) você coloca a guia na coleira e segue a sua rotina daí em adiante, seguindo para o elevador, ou para a porta da saída de casa.

Paciência, como já deve ter percebido, é importante de mais. Alem disto algumas dicas adicionais podem ajudar.
Evite estimular a excitação do seu cão falando coisas como "Pongo vamos passear?" ou "Pongo cadê sua guia?". Isto vai dificultar, para não dizer detonar o processo todo.

Se você esta adestrando ou já adestrou seu cão, ele provavelmente já teve aula numero 1 ou seja "Senta". Coloque ele num senta antes de colocar a coleira. Isto ajudará ele a ficar parado e inibirá ele a pular. Encoraje outras pessoas da família a fazer igual, isto ajudará a preservar o seu treinamento.

Por fim, ao sair procure lembrar os saquinhos para recolher as fezes, nada pior do que ser pego sem!

Até a próxima, quando falarei sobre o passeio propriamente dito.

Dennis Martin - AMBIPDT
Colunista do site GREEPET.
Royal Pet Mania - Escola de Adestramento. Analista Comportamental de Cães, com formação em Educação Canina na Inglaterra. Membro do British Institute of Professional Dog Trainers da Inglaterra. www.dennismartin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário