sábado, 21 de maio de 2011

Seria uma ariranha o animal no rio em Minas?


Uma tragédia a morte das duas meninas dia 1º de maio num rio na cidade de Itajubá, em Minas Gerais. Muito triste, a família deve estar sofrendo muito. Veja a matéria do G1 , caso já não tenha visto.

Vendo as imagens do vídeo fiquei intrigada com a criatura que aparece do lado delas. Muitos vídeos no Youtube dizendo que era uma grande sucuri. Muitos comentários nos vídeos, todo mundo dizendo o que acha. Não parece uma sucuri, não sou bióloga, mas imagino que uma cobra dessas se enrolaria numa delas apenas, e não soltaria mais.

Abaixo, 3 imagens da criatura captada pelo vídeo que os adolescentes fizeram no dia dos afogamentos. A carinha dela lembra muito uma ariranha, da família das lontras. A cauda também.




Andei lendo e elas são curiosas, não são agressivas, e nadam para trás, como aparece nas imagens.

Trechos retirados da Wikipédia: ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Ariranha)
"A ariranha vive e caça em grupos que podem chegar aos dez indivíduos e alimenta-se de peixes, principalmente de caracídeos como apiranha e a traíra. Ingere-os sempre com a cabeça fora d'água, freqüentemente nadando pitorescamente para trás. "

"Na natureza, as ariranhas selvagens não demonstram agressividade em relação a seres humanos, e frequentemente se aproximam de embarcações por curiosidade, sem nenhum incidente registrado de ataques."





Provável resumo disso tudo... o animal estava em seu habitat! Foi dar uma espiada, as meninas se assustaram, infelizmente. Uma fatalidade muito triste e que nos ensina a tomar muito, muito cuidado em rios e lugares que não conhecemos.
Que Deus conforte as famílias e as meninas.


2 comentários:

  1. ja sei o animal estava em seu habitat, a cauda do animal tocou uma das duas assim a menina se assustou, ja que elas nao tocavão o chao se afogarao de susto!

    ResponderExcluir
  2. esse ursa e muito bonito nossa abraçar um homem
    e essa ariranha são muito perigosas e elas tem pata então ela corre muito rápido e elas são carnivoras

    ResponderExcluir