quinta-feira, 24 de março de 2011

Zooterapia


Em Curitiba (PR), uma vez por semana, cães visitam o hospital infantil Pequeno Príncipe e ajudam na recuperação das crianças. Elas ficam mais felizes e, segundo os psicólogos, o estado de espírito é fundamental para a melhora desses pacientes.

A visita dos cachorros ao hospital acontece toda a terça-feira depois de uma rigorosa avaliação do comportamento dos cães, de uma consulta veterinária e de uma passagem deles pelo salão de beleza. "Eles recebem um banho com produtos especiais antes de vir para o projeto", informa uma veterinária.

Assim, até pacientes com o sistema imunológico abalado por tratamentos intensos, como quimioterapia, são liberados pelos médicos para aproveitar a visita. "A gente soube (da visita) agora de manhã. Ele estava dormindo e levantou, tomou um banho e pediu para vir", conta a mãe de um paciente, Ângela Baggio.

Embora não haja comprovação científica de que este tipo de atividade melhore a saúde de quem está em tratamento, os psicólogos não têm dúvidas: o estado de espírito dos pacientes é fundamental para a recuperação.

Olhando essas crianças com os cachorros, é possível perceber o bom humor e a satisfação. "Enquanto as crianças estão com os cães, elas esquecem que ficam dentro do hospital e tudo que isso significa para elas", comenta a psicóloga Patrícia Bertolini.

O entrosamento entre as crianças e os animais é tão grande que fica difícil dizer se são os pacientes do hospital que estão em terapia ou os cachorros, que recebem muito carinho. Depois de alimentar o buldogue francês, Juliano, de 6 anos, resume o quanto a experiência foi importante, pedindo desculpas ao cachorro. "Sinto muito, vou ter que ir pingar colírio no meu olho", diz ele, voltando para o quarto.
Fonte: Gazeta do Povo/PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário