domingo, 3 de abril de 2011

Animais do Pantanal

A fauna e a flora do Pantanal são os aspectos que mais atraem turistas em todo o mundo. Há uma grande diversidade na fauna da região. Muitas espécies consideradas raras podem ser encontradas no Pantanal e também outras que estão na lista de espécies ameaçadas de extinção, como a onça pintada e a ariranha.

Segue algumas das espécies mais encontradas no Pantanal:

Jacaré: uma das espécies mais procuradas na região, o jacaré estava ameaçado de extinção há alguns anos, devido à caça ilegal. Atualmente, afirma-se que há mais de três milhões de jacarés adultos na região, vivendo em rios, lagoas e corixos.



Pássaros: Os pássaros também são uma das maiores atrações do Pantanal. A região é considerada uma das mais rica do mundo em diversidade e beleza. Uma das espécies mais encontradas na região são o gavião preto, o gavião de penacho, o chororó do Pantanal, a garça, as andorinhas, o tuiuiú, o biguá, entre outras.



Macacos: Os macacos são outra espécie muito presente na região. As espécies mais encontradas são os bugios, macacos-prego e sagüis.



Peixes: A pesca é muito procurada, e é proibida durante a época da piracema, quando os peixes sobem o rio para a reprodução. Uma das espécies de peixes mais comuns na região é a piranha, que é espantada por jacarés. Outras espécies de peixes encontradas na região são o pintado, o dourado, o pacu e o curimbatá.



Arara – azul: Um dos animais que estão na lista de risco de extinção, a arara-azul pode ser avistada perto das sedes da fazenda. Na época de acasalamento, separam-se em casais e fazem ninhos nos ocos das árvores.



Capivara: A capivara é considerada o maior roedor do mundo, pois pode chegar a um metro de comprimento e pesar quarenta e cinco quilos. Costumam viver em grupos familiares de até 20 indivíduos e possuem uma população abundante no Pantanal.



Veado: são encontrados veados-mateiro e veado campeiro, e também o cervo do Pantanal.



Tuiuiú: Pássaro Símbolo do Pantanal, o tuiuiú é uma ave de grande porte da família das cegonhas européias. Este pássaro pode chegar a medir um metro e sessenta centímetros e pesar dez quilos.


Onça: A onça-pintada é um bicho de costumes noturnos. Ela chega a medir dois metros e meio e pesar 160 quilos. Também é possível encontrar a suçuarana, ou onça parda que tem porte menor. As presas favoritas das onças são as capivaras e os jacarés, mas também caçam veados, peixes e aves.


Iguana: A iguana é conhecida no Brasil como camaleão ou sinimbu. Também tem bastante abundancia da espécie na região do pantanal. São animais herbívoros e costumam fazer ninhos próximos as margens dos rios.


Lobo-guará: o lobo-guará é outra espécie ameaçada de extinção no Pantanal. No norte do Pantanal, existem projetos pela preservação do lobo, no qual é colocada uma coleira nos lobos para monitorarem seus movimentos e reprodução, e pesquisar as doenças que podem atacar a espécie.



Ariranha: A ariranha já foi considerada extinta durante uma época em que era muito procurada pelos caçadores por sua pele macia e sedosa. Hoje, ela está na lista de ameaçados em extinção e são raros os lugares no Pantanal onde a ariranha pode ser vista facilmente.

Infelizmente, muitos desses animais correm o risco de desaparecer, devido à caça ilegal e ao desmatamento. É fundamental a preservação do ecossistema e controle da caça para que esse paraíso natural continue existindo no Brasil.

Imagens inseridas pelo Animais de Gaia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário