Eles têm muito a nos ensinar sobre o amor e o contato deles traz conforto e alegria.
O amor incondicional que oferecem revitalizam aquelas pessoas muitas vezes isoladas e abandonadas pelos familiares.
Efeitos Psicológicos
Indivíduos doentes, física e mentalmente também têm uma sensação relaxante na companhia desses amigos, muitas vezes pela sua simples observação.
Pessoas anti-sociais reduzem o isolamento e melhoram a convivência, deixando de ser deprimidas e andiosas.
Efeitos fisiológicos
Ao levarem o animal para passear, as pessoas exercitam o corpo e a mente, quando sozinhas, se acomodariam na frente da televisão, no sedentarismo e nos pensamentos ruins.
Ao brincarem com os animais as crianças desenvolvem suas habilidades psicomotoras, a coordenação, o tônus muscular e as capacidades físicas. Se tornam mais ativas, o que as fará um adulto dinâmico e saudável.
Os idosos terão sempre um amigo disposto a fazer caminhadas, onde quer que vão.
Desenvolvimento Social
As crianças educadas junto a animais de estimação têm melhor comunicação e menor carência afetiva, auto-estima elevada e mais competentes na escola.
A amizade dos animais tornam aquelas mais tímidas e complexadas, em crianças afetivas e extrovertidas e as agitadas se tornam calmas, devido ao contato com a pelagem reconfortante do bichinho.
Constatou-se que atos de crueldade com animais são oriundos de ambientes familiares desestruturados e violentos, onde se desenvolvem indivíduos agressivos e criminosos.
A convivência com os animais auxilia as crianças a se tornarem mais humanas, menos carentes e mais sociáveis, revertendo os níveis de criminalidade e comportamentos anti-sociais.
Pessoas portadoras de necessidades especiais podem beneficiar-se do efeito terapêutico na companhia dos animais, quando geralmente são excluídos pelos semelhantes na sociedade.
O Auxílio dos Animais
Os animais, principalmente os cães, desempenham perfeitamente diversos trabalhos, como guia de deficientes visuais.
Alertam as alterações no ambiente e até mesmo do estado de saúde do seu “protegido” humano.
Onde Encontrar um Amigo Animal
Muitos amigos animais desejam encontrar por você.
Jamais os adquira da fauna silvestre e mesmo os exóticos, têm os mesmos direitos e devem ser deixados viver em seu habitat natural.
Escolha os cães e gatos, já domesticados.
E como amigo não se encomenda, não se compra e não são induzidos a nascer continuamente, evite adquiri-los em “fábricas-de-filhotes”, glamourosamente chamadas de pet-shops.
Encontre-os nos abrigos protetores ou recolha-os na rua.
Com toda certeza, são amigos fiéis por toda a vida.
Rildo Silveira
Colunista do site GREEPET. Professor de Educação Física pela Unincor - Universidade Vale do Rio Verde - Caxambu - MG Pós-Graduado em Fisiologia e Nutrição Esportiva pela Unincor - Universidade Vale do Rio Verde - Três Corações - MG
GREEPET - http://www.greepet.vet.br/saude.php
Animais de Gaia - http://animaisdegaia.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário